terça-feira, 7 de dezembro de 2010

E no dia 27 de Setembro de 2010....

Esse tópico imenso serve para informar aos curiosos, aos amigos e familiares tudo o que aconteceu comigo, da descoberta do câncer até o dia de hoje...
Bom..vamos dar início aos trabalhos. Segue passo a passo.
1º de tudo: Fazer biópsia para confirmar o diagnóstico.

Internação. Sedação. Bloco Cirúrgico. Retiramos aquela "íngua" que tinha na minha virilha. Era um nódulo, em sua plena forma física.
Fiquei internada.

Diagnóstico confirmado: Linfoma de Hodgkin- estágio IV(o mais avançado!).

Coitada da minha mãe!!! Acaba de descobrir que estamos com câncer! Sim..estamos juntas nessa!

Fiz biópsia da medula também. RE-Confirmadíssimo o resultado! A parte boa (que sempre tem), é que minha medula não estava comprometida e que até então, não precisaria correr atrás de um doador. UFA! Uma batalha a menos!
Mil telefonemas entre familiares e amigos.Todos apavorados..tudo muito novo! Eu tão nova! Imagine! Apoio de todos os lados, de todos os cantos do Brasil e também de fora dele (Portugal, EUA e Irlanda-Chique não?). Obrigada a todos! AMO VOCÊS!

Enfim...começa a guerra!

Novamente: Internação. Sedação. Bloco Cirúrgico. Vamos implantar um Port-A-Cath ! É um tipo de cateter. Será sempre através dele que receberei minhas infusões. Aqui nesse link dá pra ver bem como é e como funciona .

  http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=107&id=2241&menu=3

Colocado o Port-a-cath!!!

Dia seguinte dei um pulinho em Porto Alegre (de ambulância, claro!) pra fazer um exame chamado PET SCAN. Esse exame mede a intensidade dos nódulos, seus tamanhos, suas localizações, e serve para ver definitivamente o estágio em que se encontra a doença. Um horror o resultado. Muuuitos nódulos por todo o tronco...praticamente da virilha até o pescoço...incluindo pulmões, etc...só vendo! Vou scannear e colocar mais tarde por aqui o antes pra nós vermos o depois. Feito isso, retornamos à guerra!

O tratamento? Começaremos com a quimioterapia. De início serão 12 sessões de 15 em 15 dias...O médico disse que após a 4ª sessão de quimio, repetirei o PET SCAN para avaliar o tratamento.
 Faremos então uma comparação com este primeiro...pra saber se tudo está indo bem, ou se mudaremos os planos, o protocolo das quimios, ou se tudo continuará pelo mesmo caminho. Através da comparação poderemos ter uma idéia do progresso do tratamento e da ruína dessas malditas bolinhas que habitam indesejavelmente em mim.

ROTINAS A PARTIR DE AGORA:
Semanalmente- Exames de sangue (Hemogramas). Finalidade maior: Avaliar meus leucócitos, plaquetas e minha imunidade. Ai meus bracinhos!!
15 em 15 dias- Quimioterapia
Diariamente- Tomar 5 cápsulas de remédios (anti-alérgicos).Me cuidar aqui, me cuidar ali...


Está VETADO pelo médico e pela consciência coletiva:
-Beber
-Fumar
-Tocar em animais
-Viajar para locais distantes
-Permanecer em local fechado com muitas pessoas
-Chegar perto de qualquer pessoa que possa estar gripada ou com alguma virose aparente.

O Pior de tudo, tudo, tudo é ficar sem meu OTTO(meu filho canino de 5 anos).Mamãe te ama!


Primeira sessão: 1º de outubro de 2010
Na primeira foi tudo mais assustador. Eu não sabía direito o que esperar, como funcionava, quanto tempo durava, se doeria, ou quais efeitos colaterais eu teria. Enfim...nada fácil! Fiquei nervosa e um pouco assustada. Passa tudo na cabeça da gente...pelo menos na minha! Fiz a quimio internada(é que tem gente que faz ambulatorial e vai embora)...e quando retiraram aquela bomba, enjoei na hora. Psicológico? Não sei. Quis levantar, ir ao banheiro e foi aí que começou a cair minha ficha de que realmente tava acontecendo alguma coisa. Tudo ficou preto! Tremí, enjoei, vomitei e fiquei boa.
Dormí durante a noite toda (sedada!). Fiquei internada dias..até um pouco antes da segunda quimio.
 Em casa tive alguns efeitos colaterais. Enjôos, tonturas e um sem-vergonha de um herpes que me deu no corpo todo (costas, pernas, braços, cabeça...um horror! Foi o pior de tudo até agora..mas já passou!!Graças!!)


Segunda sessão: 15 de outubro de 2010
(Cortei o cabelo bem curtinho)
Já sabendo o que viria pela frente entrei mais preparada, mas nem tanto! Pra minha surpresa não sentí absolutamente nada durante a quimio. Nadica de nada! Nenhum enjôo, nada de náuseas...tudo bem! Acabou...e dia seguinte fui embora. Todos já estavam a postos. Muitos telefonemas, muitas cartas, e-mail's, orações e recados vindos de toda parte.Obrigada mais uma vez!Graças! Adoro!
Em casa comecei a ter uma alergia aos medicamentos. Um saco! Que coceira horrorosa...e de novo pelo corpo todo! Fiz exames de sangue e descobrí que dessa vez não era herpes! Ufa!
Não tive enjôos, nada. Sucesso!

Terceira sessão: 29 de outubro de 2010
Passei o maior perrengue nessa aí! Enjoei durante todo o processo. Tive alergia novamente em todo o corpo. Começou a cair significativamente o cabelo. Muuuuitos fios nas fronhas e toalhas de banho. A mão fica cheia de fios...muitos mesmo! Incrível! Foi a pior sessão até agora. Assustei a Carmen e Tia Mirian...aliás, o câncer, as quimios e seus efeitos colaterais assustam qualquer um né?

Entre uma quimio e outra passei a máquina na cabeça.Cairá tudo mesmo!!!
Eu estava muito ansiosa para 4º sessão.

Quarta sessão: 15 de novembro de 2010
Passeei no final de semana, mas no feriado me internaram para esta 4ª sessão. Passei bem. Não enjoei no hospital e adivinha? Também não enjoei em casa. Essa é a melhor parte..estar em casa e me sentindo bem.
Dias em casa e tuuudo bem. Tive apenas 1 efeito colateral dessa vez: alergia de novo!!!! Corpo todo. Tudo igual! Dos males o menor, com certeza!
Eu estava muito ansiosa por esta sessão, pois eu sabía que repetiria o PET SCAN- Aquele exame que fiz inicialmente, que indica onde estão os  nódulos, suas atividades, suas intensidades...e agora poderíamos realmente saber o que está acontecendo dentro de mim. Qual o efeito estamos tendo. Como estou reagindo ao tratamento, etc...ai ai..

Passei a máquina 1 no cucurutu...(sozinha em casa!!!rsrsrsrsrs)
Estou praticamente careca!

29 de novembro de 2010- ÀS 09:30h- Exame PET SCAN (Hospital Mãe de Deus- POA)

Esse exame é um tanto chatinho. Tenho que ficar durante 1 hora numa sala escura, sem estímulos visuais e/ou auditivos, tomando contraste com diuréticos via oral. Depois, permanecer que nem uma estátua durante aproximadamente 30 min, deitada numa máquina. Aguardar o laudo e ser feliz! =)


Quinta sessão: 30 de novembro de 2010
Ótimas notícias! Olhei pra minha mãe (meu anjo que nunca sai do meu lado) e disse: "-Será que se eu pedir, o médico me dá alta hoje? Estou tão bem!" Ele deu. Passei tão bem quanto na última sessão. Não tive náuseas, nadica de nada! E agora to bem melhor nessa, principalmente porque to em casaaaaa! Nada melhor do que a casa da gente! Claro...adivinha? Alergias...de novo.Tudo bem...to me acostumando! Nada de sol para não manchar, hein?

3 de dezembro de 2010- Resultado do PET SCAN

"Regressão metabólica completa das linfonodomegalias cervicais, supra e infraclaviculares , axilares e em cadeia peitoral profunda, mediastino-hilares, abdominais e pélvicas e quase completa nos nódulos pulmonares (linfonodos intrapulmonares) em relação ao estudo prévio. Importante ressaltar que a regressão anatômica foi parcial nas lesões supracitadas."

Acho que fui aprovada nesse!! (risos!!) Me parece bom!

Hoje é dia 7 de dezembro - Amanhã tenho consulta com Dr. Claudio. Aí sim, saberei o quão bom está esse exame...assim espero!

Estou esperando minha 6ª quimio...Será na semana que vem! Amanhã, depois do médico volto a postar. A partir de agora, os post's serão menores e diários. Esse foi imenso pois quis fazer um resumão desses últimos 2 meses e meio.

É isso!
Aproveito mais uma vez para agradecer a todos que têm me apoiado!
Obrigada MINHA QUERIDA FAMÍLIA...meus amores! Vcs são tudo!
Mãe, vamos vencer mais essa!!
Meus irmãos e seus amores, OBRIGADA! Vcs são muito importantes na minha vida!
Diogo, tu tens sido uma surpresa..uma agradável surpresa. Na saúde, na doença...que assim seja! OBRIGADA!
Familiares e amigos- NÃO citarei nomes. Certamente eu seria injusta caindo em algum esquecimento, AGRADEÇO a todos vcs! Não se sintam menos amados porque não citei nomes, mas sintam-se incluídos no meu amor e no meu coração. É que vcs não fazem idéia do tanto de amigos que têm me dado apoio, força e fé! AMO VCS!

Beijinhos e ...Força na peruca!!! =)

6 comentários:

  1. Oiii Tulce!!! Tõ emocionada aqui lendo cada palavrinha tua... minha nossa, não sonhava o que tu tava passando currrriiia!! Onde tu tá morando?em Torres com mammi? óia, muita fé, muita força energia boa, vc é uma guerreira especial, sinta-se abraçada bem apertada, tô contigo!!! abraço na sua família, bj

    ResponderExcluir
  2. Quer parar de me emocionar, guria? Coisa mais fofa da mana! Viu? Tudo está dando certo pra nós! Amo tu, pitininha!
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Nana,

    peço desculpa por não te ter respondido antes, mas estive meio adoentada, é inverno em Portugal e todo o mundo anda meio gripado.

    Quandi li seu resultado da pet, nem queria acreditar, sua recuperação está a ser absolutamente fantástica.

    Espero que continue com essa força e com essa energia boa de se ver.

    Beijocas grandes e já sabe aqui em POrtugal estou torcendo por você.

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus esteja presente e nossa senhora abençoe as mãos de todos os médicos e te cubra de bençãos. Voce vai ficar curada.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde
    Chamo-me Monica e escrevo-lhe de Portugal.
    Escrevo-lhe para falar da minha situação e ouvi-la!.
    Em janeiro 2012 um caroço aparece-me no pescoço. Tinha perdido peso e transpirava muito. Fui á medica e fiz biópsia e não deu nada de cancro (câncer como no brasil dizem). Acontece que agora ando de vez em quando com tosse seca, de novo a transpirar e sem apetite. Doi-me a garganta e de vez em quando o pescoço, mas não tenho a garganta inflamada. as ánálises dizem que tenho a VS (velocidade de sedimentação super alta. Será que tenho o fantasma do linfoma de novo comigo. O que me aconcelha?
    Cumprimentos Monica

    ResponderExcluir
  6. Estamos em 2014 gostaria de saber o resto da sua historia

    ResponderExcluir